CANPAT

O que é CANPAT?

A CANPAT, ou Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, é uma iniciativa MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para promover a segurança e saúde no trabalho. Derivada da CANPAT nacional (instituída em 1971 e reativada em 2017), a versão focada na construção começou em 2017, lançada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por meio de sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT).

Quem organiza e quem participa? A CBIC é a principal organizadora, em correalização com o Serviço Social da Indústria (SESI Nacional) e a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT/MTE). Participam também o Seconci Brasil (Serviços Sociais da Indústria da Construção), sindicatos regionais (Sinduscons), empregadores, trabalhadores, especialistas em SST e entidades do setor em todo o país.

Objetivos da CANPAT Construção Sensibilizar a sociedade e o setor para uma cultura prevencionista, reduzir acidentes e doenças ocupacionais na construção civil, disseminar boas práticas, capacitar líderes e trabalhadores, e melhorar a produtividade por meio de ambientes mais seguros.

Período de realização Anual, com lançamento geralmente no primeiro semestre e ações ao longo do ano. O evento principal é a Semana CANPAT Construção, realizada tipicamente em outubro (exemplo: em 2025, de 6 a 10 de outubro).

Quem escolhe os temas? Os temas são definidos pela CBIC, em parceria com SESI, SIT/MTE e Seconci Brasil, com base em prioridades do setor, como riscos prevalentes (exemplo: em 2025, “Gestão eficaz de segurança e saúde no trabalho em altura na construção”).

Onde acontece? A campanha é nacional, com ações disseminadas por todo o Brasil, incluindo eventos presenciais regionais, palestras em canteiros de obras e escolas.

Como é transmitida? Principalmente de forma virtual, com painéis técnicos, lives e debates transmitidos ao vivo pelo canal da CBIC no YouTube. Inclui também materiais educativos, ações locais e o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas.

A CANPAT Construção já impactou dezenas de milhares de trabalhadores e reforça o compromisso do setor com a prevenção, contribuindo para um Brasil mais seguro nos canteiros de obras.

Rolar para cima
×